A gravidez é um momento mágico. São nesses nove meses, ou melhor dizendo, 42 semanas que o bebê está se desenvolvendo e efetivamente crescendo dentro do útero materno. É da mãe que vem a energia, os nutrientes e vitaminas que o feto necessita, por isso, o cuidado com a alimentação quando gestante deve ser aumentado.

Para que o bebê nasça saudável, alguns alimentos devem ter prioridade aos outros, pois só assim a mãe estará bem nutrida, em consequência, seu bebê também. Nós da Cook & Beyond somos apaixonados pela culinária e sabemos a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida, por isso, separamos 5 dicas de alimentação saudável para gestantes, confira:

1- Toda gestante necessita beber bastante líquidos:

Para começar, vamos falar do elemento principal, a água. Para a gestante ter uma alimentação saudável, necessita beber água.

O consumo de líquidos deve ser aumentado por vários motivos, formação do líquido amniótico por exemplo. Essencial para manutenção da saúde do bebê e também para a hora do parto, o liquido amniótico é composto basicamente por água, por isso a importância da gestante se manter muito bem hidratada.

Outro beneficio do consumo de água é a estabilidade da pressão arterial. Como todos sabem, na gestação pode ocorrer um tipo de hipertensão, chamada pré-eclâmpsia, muito perigosa ao bebê e também à mãe, por isso a gestante deve sempre beber água, mantendo o sangue com boa circulação e pressão sanguínea estável.

A eliminação de toxinas do sangue feita pelos rins, também está ligada com a quantidade de líquidos consumidos. Assim, se a gestante tomar bastante água, conseguirá expelir o que há de tóxico mais rapidamente.

2- A alimentação para gestantes não deve conter industrializados

É preferível a gestaste, que ingira apenas alimentos naturais. Tudo que vai de um pacotinho direto para a mesa é altamente prejudicial, pelo alto índice de conservantes, corantes e refinados, como sal e açúcar.

A dieta deve ser balanceada, com um mix de frutas, verduras, legumes, laticínios e carnes magras, mas sempre se deve evitar pratos prontos e congelados, como: lasanhas, pizzas, empanados, entre outros.

3- Gestantes devem comer Ovos e Peixes

O ovo é um superalimento, contém mais de 12 vitaminas e minerais, sem contar a proteína, que é indispensável na alimentação saudável da gestante, pois ajuda na manutenção das células do bebê, que estão em intenso crescimento.

Já o consumo de peixes, como a sardinha por exemplo, são altamente recomendados devido a grande quantidade de ácidos graxos essenciais, como o Ômega 3. Os peixes também apresentam proteínas completas e de alto valor biológico, como o ferro, o fósforo, o magnésio, e as vitaminas A, B, D, E e K.

4- Para a alimentação para gestante ser saudável, use sempre alimentos integrais

Os alimentos integrais são ideais para gestantes, pois possui maior quantidade de vitaminas e também de minerais essenciais, como o magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro.

Outro beneficio dos integrais é a maior quantidade de fibras, que auxilia mulheres gestantes, pois a maioria delas pode vir a ter prisão de ventre em alguma fase da gravidez.

5- Gestantes necessitam de frutas na dieta

Muitas pessoas pensam que o consumo de frutas deve ser reduzido na gravidez, pelo seu alto índice de açúcar natural, mas esta informação não está correta.

Gestantes necessitam de frutas, pois estas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, muito importantes para a futura mamãe e também para o bebê. O que deve ocorrer é um balanceamento, nada deve ser exagerado.

Frutas com mais água, como é o caso do melão e melancia auxiliam na reposição hídrica, na sensação de saciedade e na ingestão de fibras. Frutas cítricas também são perfeitas, pois ajudam na fixação das vitaminas pelo organismo.

Esperamos que esse post te lhe ajudado. Se for gestante, pratique estas dicas, inspire-se a cozinhar e variar o seu cardápio. Nossa intensão é auxiliar na alimentação para gestantes, para que os bebês nasçam mais saudáveis e felizes.

Qualquer dúvida nos envie um comentário ou e-mail, ficaremos felizes em respondê-lo (a). Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, se gostou do conteúdo compartilhe. Todos os nossos contatos estão no rodapé do blog.

 

 

 

 

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *