Nós, seres humanos escolhemos nossa comida com os olhos.  A aparência do prato é o primeiro quesito de julgamento quando dizemos se uma coisa nos é apetitosa ou não. A decoração do prato é primordial, pois traz o desejo pela comida, a água na boca.

Você sabia que em sua casa pode criar pratos com aparência digna de restaurante com estrelas Michelin? Facilmente pode transformar os pratos do dia a dia em refeições especiais parecidas com as dos chefs mais famosos?

A decoração deixa a comida mais atrativa aos olhos, faz com que tenhamos mais vontade de experimentar e realça a cor dos alimentos.

Nos da Cook & Beyond separamos uma lista com 4 dicas e truques para lhe inspirar a cozinhar mais e com aparência de restaurante dentro da sua cozinha. Confira:

1- Aproveite bem os utensílios de cozinha que você já tem em casa

Você vai necessitar de poucas coisas, mas de muita imaginação e criatividade. Uma garrafa com ponta é uma ótima pedida para fazer círculos perfeitos. Se não tem uma profissional em casa, reaproveite as que têm em casa com frequência, como tubos de mel, maionese, mostarda…

Com este acessório você pode criar pontos de sabor e decoração em seus pratos decorados, com molhos, reduções, caldas entre outros.

Foto Decorção com Garrafa
Foto: Decorção com Garrafa

Com um pincel para pincelar gema, como por exemplo o da famosa marca americana Kitchenaid, você pode criar um desenho riscado no prato, dando charme e criando efeitos maravilhosos.

Foto Decoração com Pincél
Foto: Decoração com Pincél Kitchenaid

Colheres também podem ser utilizadas para criar desenhos nos pratos decorados. É só colocar uma camada de molho e caprichar na mão. Coloque um ponto em um dos lados do prato e puxe com a colher, formando um desenho perfeito.

Foto Decorção com Colher
Foto: Decorção com Colher

2- Utilize uma pequena quantidade de molho para segurar os alimentos

Caso queira compor um prato com diversos tipos de alimentos fica mais fácil de fixar se embaixo deles você colocar uma pequena camada de molho.

Essa dica vale também para a montagem de saladas, que por serem muito leves podem se alterar simplesmente de sair da cozinha até chegar a mesa

3- Tenha sempre o prato adequado para a preparação

Opte sempre pelo prato correto, respectivo ao alimento que está sendo servido. Sopas, caldos e consomes devem ir a mesa em pratos fundos ou em bowls.

Já pratos principais devem ser servidos em recipientes rasos. O tamanho do prato também é importante, nunca exagere.

Se não tiver um bom aparelho de jantar, nós da Cook & Beyond indicamos a marca Porcelanas Schmidt. Essa marca, tradicionalmente conhecida no Brasil, desde sua fundação em 1943 vem trazendo beleza e sofisticação para mesa de pessoas de bom gosto e requinte. Suas peças são duráveis e adequadas pra realizar uma maravilhosa decoração em pratos.

 4- Atente-se ao tamanho das porções

Como nos restaurantes, em casa também devemos cuidar na hora de servir as porções. Muita quantidade acaba deixando o prato sem requinte. Você não consegue apreciar todos os sabores e não consegue visualizar todos os componentes envolvidos.

Portanto procure sempre fazer pratos menores, com porções pequenas e bem posicionadas e ornamentadas. Isto dará o charme especial a seu prato.

Essas são apenas algumas dicas de decoração de pratos que estão sendo usados atualmente nas cozinhas profissionais.

E ai o que achou do nosso post?  Você gostaria de tentar fazer isso em casa ou prefere a forma mais tradicional de cozinhar e servir seus pratos? Já experimentou alguma dessas técnicas acima citadas? Compartilhe suas experiências conosco, adoramos ouvir histórias culinárias.

E não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, assim podemos compartilhar conteúdo como este semanalmente com você.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “4 truques de decoração de pratos essenciais que você precisa saber

  1. Amei as dicas, sou dona de casa, apaixonada por gastronomia.
    Sou fascinada, por programas de culinarias, não perco os Masterchefs da vida,kkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *